Gestão… Eis a questão…

Segundo o dicionário Aurélio, Gestão significa Gerência, Administração. Nos números anteriores do Jornal Minas Motor Show falamos muito em nos programar, em programar a nossa vida pessoal, a nossa vida profissional e acima de tudo as nossas atividades diárias.

Sem entendermos e aplicarmos bem a “Gestão”, estaremos caminhando pela mesma estrada que muitas empresas caminham, ou seja,  buscam freneticamente o crescimento, mas quando isso acontece não estão preparadas.As equipes de suporte e apoio, as equipes de vendas e de estoque não foram preparadas. A estrutura física não foi preparada. E é exatamente neste ponto que se inicia o dilema de investir o capital de giro (quando se tem), de investir o tempo e não conseguir os resultados desejados.

Quando percebemos já não dá mais tempo e caímos numa roda sem fim, onde a única e temível saída é encerrar as atividades daquilo que lutamos vários anos.
O que deu errado ? O que faltou para realizarmos nossos objetivos. Estávamos tão perto. Por que não conseguimos ?

Não é difícil perceber que as empresas que se encaixam no perfil acima são aquelas que não acordaram para a necessidade de rever os seus conceitos e de se reestruturarem. Tudo mudou e tudo está mudando. O cliente está muito mais exigente e as margens de lucro muito menores e somente estas duas coisas representam uma mudança completa na forma de agir e de “gerir“.

Nos dias de hoje onde tudo é globalizado e a informação muda a cada segundo não podemos deixar de entender melhor nosso próprio negócio. E entender melhor o nosso próprio negócio significa administrar melhor.

É aqui que começamos.
Gestão significa Administração.
Administração, ainda segundo o dicionário Aurélio significa “Gerência de Negócios”.
Gerenciar o meu negócio.

Minha empresa atendia 50 carros por mês hoje atende 150. Minha empresa tinha 10 funcionários hoje tem 30. Minha empresa tinha um custo fixo de “X” hoje de “3X”.
Gerenciar o meu negócio é antes de tudo admitir que não posso mais tocá-lo sozinho. Gerenciar o meu negócio é descentralizar, é determinar que as ações sejam executadas por um grupo e o resultado cobrado por responsáveis que foram preparados.  A responsabilidade da administração é minha, a preparação dos responsáveis também, e esta preparação vem através de cursos disponibilizados por instituições como o Senac, Sebrae, CDL, Senai entre tantos outros e pelo exemplo diário de que queremos fazer sempre, da melhor maneira possível.

Não dá mais para pensar em administrar sem informatizar. Informatizar não é ter computador e muito menos utilizar planilhas do excel ou redigir cartas no word. Informatizar é investir corretamente, sabendo que a relação custo x benefício se diluirá no decorrer do processo e o controle da empresa estará mais na mão. Isso significa possuir informações mais corretas em menos tempo (antes de seu concorrente), significa ter menos trabalho para avaliar a situação operacional de sua empresa, significa visualizar com precisão  informações financeiras (contas a pagar e receber são muito importantes, mas o cruzamento destas informações é que vai dizer a saúde financeira de sua empresa).

Investir na sua empresa em informática é tão fundamental quanto investir em cursos para você e sua equipe de gerentes ou líderes. Esta é a base de sustentação que fará com que sua empresa deixe de ser simplesmente mais uma no mercado para ser aquela que serve de referência para todos (inclusive seus concorrentes).

“Administrar bem é definir metas e dispor de artifícios para alcançá-las“

Nossos artifícios estão sendo colocados pouco a pouco, como exemplo daquilo que podemos realizar diariamente e daquilo que vimos acima.
Se quero melhorar a Gestão de meus negócios,  mas não consigo viabilizar ferramentas para administrar, o melhor é rever as metas e os objetivos da empresa. Se não consigo tempo para mim mesmo já estou errado pois a empresa é reflexo do dono e se não consigo administrar o meu tempo, como administrar o da empresa e  se toda a empresa depende somente de mim, significa que não será possível ver a empresa crescer.

Eis a questão…

Só é possível conseguir trabalhar bem o processo de gestão e conseqüentemente administrar bem nossos negócios se encararmos com muita seriedade a administração e a informatização de nossa empresa.

Essa é uma decisão que só pode ser tomada pelo(s) dono(s) da empresa e deve ser tomada o quanto antes, pois a cada dia ficamos sabendo de alguma novidade ou de alguma mudança que diretamente nos afetará.

É bom às vezes perguntarmos se temos a visão de que para administrar nossos negócios precisamos muito mais do que simplesmente mandar.
Mandar algumas vezes faz bem ao nosso ego mas prejudica o trabalho em equipe. O certo é delegar ,e em cima disso cobrar.

Estamos no meio do ano e seria muito bom que você aproveitasse o embalo de que tudo e que o processo de “Gestão / Administração / Gerência de Negócios”  fosse pensado com mais carinho e com mais seriedade. A Gestão vai desde a mudança de postura pessoal até a definição de um Plano Estratégico para sua empresa.
Procure saber mais sobre este assunto. Busque informações na internet, em livros e revistas, busque informações com pessoas que falem e trabalhem com Gestão. Visite empresas que estão trabalhando na conquista deste espaço que está se abrindo. Não pense em deixar para lá e que depois você vai ver. Não existe depois. O momento é agora.

Gestão…

Eis a questão…

Só depende de você !

Fábio Moraes é Diretor  da Ultrasystem Comércio e Informática Ltda., proprietária do Software Ultracar (O mais completo Software de Gestão para Oficinas), e Consultor do IAA (Instituto de Administração Automotiva de São Paulo)
Dúvidas, perguntas e sugestões devem ser encaminhadas para fabio@ultracar.com.br
Se desejar receber outras matérias solicitar via e-mail: fabio@ultracar.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *