Gestão de oficinas: expectativa e realidade

Temos conversado muito sobre o passo a passo de como gerenciar uma oficina, começando pelas coisas mais simples até chegarmos nos controles de gestão mais complexos. Mas, quando se trata de gestão, qual a expectativa e a realidade de uma oficina e do proprietário?

Entre a expectativa e a realidade existe uma ponte grande que precisamos atravessar e muitas vezes não estamos tão preparados quanto acreditamos estar. É uma trajetória que vai exigir, principalmente do dono da oficina, muito esforço físico e vontade de querer mudar.

Já tem mais de 15 anos que venho escrevendo sobre a importância da oficina implantar uma gestão positiva e vejo que hoje muitas outras pessoas do setor estão fazendo o mesmo. O que precisamos diferenciar no que todos falam é aquilo que cria a expectativa, mas não mostra como atravessar esta ponte e aquilo que consegue transformar a expectativa em realidade e ajuda no processo de implantar a gestão no dia a dia.

A expectativa

É comum os proprietários de oficinas acreditarem que o processo de gestão é algo fácil e rápido de implantar. Muitos já escutaram alguns discursos imediatistas de profissionais ou até mesmo de outros proprietários de oficina.

Mas será que essa mudança é tão simples assim?

Não existe fórmula mágica 

Pense bem: em uma oficina com vários problemas como a falta de dinheiro para pagar as contas, salários e impostos, grande rotatividade de funcionários e a centralização de tudo em torno do proprietário, é claro que a implementação dos processos de gestão não ocorrerá a curto prazo.

Lembre-se sempre que o esforço, dedicação e atenção aos detalhes fazem muito a diferença, e se você deseja mudar e melhorar, de verdade, a administração da sua oficina, não tenha pressa, tenha paciência e cuidado.

A realidade

Toda mudança leva tempo de implementação, aplicação e coleta de bons resultados. Quando temos pressa, fazemos as coisas pela metade ou sem a profundidade que precisamos.

Em muitas oficinas, quando os proprietários escolhem por uma mudança rápida e sem acompanhamento, o sentimento de frustração e desânimo vem à tona, já que o resultado obtido não é o esperado.

Como consequência, isso traz total descrédito de que a gestão poderia “salvar” a oficina dele, porque, afinal de contas, ele já gastou um dinheiro que não tinha e agora está sem saber que rumo tomar.

O caminho

Existe uma frase que gosto muito de usar: “sem gestão não há solução”.

A gestão é o caminho, mas para transformar todas as suas expectativas em realidade é fundamental você entender que cada oficina precisa ter o seu modelo de gestão. Muitas vezes o que funcionou em uma oficina pode servir de referência para a outra, mas dificilmente esse modelo será aplicado na sua integralidade. A única coisa em comum para todas as oficinas em um processo de gestão, é a necessidade do proprietário saber que ele precisa mudar sua forma de conduzir tudo na oficina (funcionários, financeiro, clientes, estoque, bancos e, principalmente, mudar ele mesmo).

Então, o que precisamos saber de início para evitarmos quaisquer frustrações?

  • Gestão nunca é a curto prazo.
  • Gestão exige regularidade, ou seja, todos os dias temos que fazer gestão e de um jeito organizado.
  • Gestão exige mudança de comportamento do dono da oficina
  • Gestão cobra do proprietário o estudo dos números da oficina
  • Gestão é a solução, mas o dono é o caminho.

 

Eu, com meus 25 anos de experiência, acredito que é possível fazer a travessia desta ponte, mas você proprietário, também tem que acreditar e principalmente, se formos juntos, a travessia será mais fácil.

 

Gostou? Quer saber mais sobre gestão de oficinas? Então aproveite para ler nosso conteúdo sobre Oficina ainda é um ótimo negócio! 

 

 

Fábio Moraes

CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Viajou o Brasil inteiro no ano de 2016 ministrando palestra com o tema “Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar”

 


    • Bom dia, Diego! Que bom que gostou do texto! Na verdade, ele não é sobre os cursos que ministramos. Serve apenas como uma leitura diária que disponibilizamos para ajudar as oficinas. Logo mais iremos escrever outros com dicas bem interessantes. Em relação ao curso, teremos um agora em Belo Horizonte, dia 21/10. Seria um prazer contar com a sua participação! Caso tenha interesse, podemos entrar em contato com você. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *