Dicas de Gestão 3 – Um modo prático de fazer (Produção)

Iniciamos nossas Dicas de “Gestão de Oficinas”, estudando a parte administrativa, a parte financeira e por último o estoque. O que falamos nos meses anteriores foi novidade para muitos, pois existe uma tendência dos proprietários de oficinas de não destinar o mesmo tempo para assuntos administrativos e financeiros, como o tempo destinado para a produção. Afinal produção é a “praia” de 90 % dos proprietários de oficinas. O que vamos focar hoje é se neste assunto realmente podemos aplicar gestão de uma maneira simples e positiva.
Para começar vamos tentar responder as perguntas abaixo (e aí não importa se a oficina é mecânica, elétrica, centro automotivo ou funilaria):

1 – Qual o tempo médio de permanência dos veículos na oficina? – Veja como é simples ao usar uma ferramenta de gestão.

  • Tela do Ultracar

2 – Existe programação (escrita e não verbal), dos veículos? – Veja como é simples ao usar uma ferramenta de gestão.

  • Tela do Ultracar

3 – Cada funcionário, quando chega para trabalhar já tem sua programação? – Veja como é simples ao usar uma ferramenta de gestão.

  • Tela do Ultracar

4 – O pátio é arrumado  no final do dia? – Veja como é simples ao usar uma ferramenta de gestão.

  • Tela do Ultracar

5 – Existe um controle de ferramentas que é entregue a cada funcionário? – Veja como é simples ao usar uma ferramenta de gestão.

  • Tela do Ultracar

6 – Acompanho o custo de cada carro (serviços e peças) enquanto ele está dentro da oficina? – Veja como é simples ao usar uma ferramenta de gestão.

  • Tela do Ultracar

7 – As informações sobre os veículos chegam aos clientes? – Veja como é simples ao usar uma ferramenta de gestão.

  • Tela do Ultracar

8 – Sei qual o valor médio dos orçamentos? – Veja como é simples ao usar uma ferramenta de gestão.

  • Tela do Ultracar

9 – Quando algum orçamento não é autorizado é feito um levantamento para saber os motivos? – Veja como é simples ao usar uma ferramenta de gestão.

  • Tela do Ultracar

Quando pensamos em “gestão produtiva”, estamos focando nossa atenção naquilo que é o centro do nosso negócio. É este setor da empresa que gera resultados e por isso não podemos errar. Os clientes não admitem mais erros. O mercado está numa trajetória onde qualquer anormalidade pode determinar oscilações no faturamento da empresa.
Gestão da área produtiva é inovar sempre. É procurar organizar a oficina e o fluxo de veículos de tal forma que, independentemente do pátio ser grande ou pequeno o giro de carros é rápido. É extrair dos funcionários o melhor que cada um pode dar para a empresa, com rapidez e qualidade.
Produtividade é isso. Fazer mais, em menos tempo e melhor. Sem organização isso não é possível. Organizar a entrada de serviços, não ter funcionários parados por falta de serviço ou de peça, ter o controle de quanto cada funcionário pode produzir comparando horas vendidas com tempo disponível de cada um, manter uma equipe onde todos trabalham com os mesmos objetivos e não apenas funcionários que tentam resolver os problemas do dia a dia individualmente. Esse é o caminho que temos de seguir. Essa é a direção que temos para fazer de nossa empresa uma oficina produtiva e que possibilite resultados financeiros positivos.
Procure observar mais os funcionários e tudo o que acontece durante o dia de trabalho. Avalie melhor a distribuição dos serviços e o resultado final. Além do serviço ter sido bem executado ele também deve ter sido feito em menor tempo e com qualidade em todos os detalhes, que vão desde a limpeza do veículo, a manutenção correta e ética, até o bom atendimento.

Certamente, quando isso acontecer, e pode ter certeza que acontecerá de forma natural, você e sua empresa já estarão vivendo a “Gestão Produtiva”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *